Passaporte ganha nova cara e validade de 10 anos

Passaporte ganha nova cara e validade de 10 anos

A novidade já tinha sido anunciada no começo do ano, quando a presidente assinou o decretou que aumentava a validade do passaporte brasileiro, mas só agora temos o novo passaporte com a nova validade entre nós.

passaporte_brasil

passaporte_brasil_2

Como anunciamos hoje, o passaporte brasileiro também ficou mais caro para emitir. Mas, pelo menos, vieram algumas mudanças. Na capa, o brasão da República cedeu lugar para um desenho do Cruzeiro do Sul, em referência a bandeira brasileira. Eu curti bastante o novo visual. A página com informações do proprietário também ganhou um novo laminado, novas marcas d’água e fundos invisíveis que garantem mais segurança e aumentam a durabilidade do documento, que agora pode ser utilizado por 10 anos.

Na parte da segurança, o novo passaporte adotou um novo padrão de Criptografia de Curvas Elípticas,  formato alemão Brainpool, um dos mais modernos do mundo, e passou a integrar o PKD, Diretório de Chaves Públicas da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil). Isso significa que a verificação do novo passaporte em aeroportos do exterior ficará mais precisa e rápida, agilizando a fila nas imigrações pelo mundo do turista brasileiro.

Eu, pessoalmente, tenho que andar com 2 passaportes porque meu visto americano está no passaporte antigo, já que as datas nunca batiam, sendo o visto dos Estados Unidos de 10 anos e o antigo passaporte, de 5 anos. Com certeza estas mudanças ajudarão para a próxima renovação. Os documentos solicitados a partir da última segunda-feira (6) já virão no novo modelo.

Planejando a próxima viagem? Faça sua cotação para ingressos para todos os parques de Orlando e chip internacional 4G ilimitado para a sua próxima grande aventura. Ah, também temos um grupo para Orlando em 2018 que você pode viajar junto com a gente.

  • Daniel Ramos

    Nilson! No último dia 04/07 eu fiz todos os passos para retirar meu passaporte no site e foi finalizado tudo. Já emiti a GRU ainda no valor antigo (R$ 156,07) sendo que ainda não paguei! Agora, me tira uma dúvida! Se eu pagar a minha GRU nesse valor, eu vou receber o passaporte antigo? mesmo o novo já estando em vigor?

    • Segundo a PF, só vai receber o novo os processos a partir do dia 06/07, mas vamos torcer para que o seu venha o novo 😉