GOL é a primeira companhia aérea brasileira a autorizar uso de celulares em voo

A GOL recebeu sinal verde da ANAC e é a única empresa brasileira a oferecer a ampliação do uso de equipamentos portáteis a bordo, o que permite realizar ligações via celular antes da decolagem e logo após o pouso, e o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, como tablets, leitores de livros digitais, smartphones, tocadores de mp3 e videogames, durante todo o voo, incluindo decolagem e pouso, desde que estejam no modo avião. Aparelhos que não possuem a configuração modo avião, deverão operar com o wi-fi e bluetooth desativados.

Durante os processos de decolagem e pouso, notebooks e DVD players portáteis que não cabem no bolsão do assento à frente, devem ser colocados no compartimento de bagagem acima dos assentos ou acomodados dentro de uma mochila abaixo do assento, pois quando soltos, podem apresentar risco de ferimentos devido ao seu tamanho e peso, caso uma turbulência venha a ocorrer. Esses equipamentos poderão ser usados após a decolagem e antes do pouso em “modo avião” ou de acordo com as instruções dadas pela tripulação.

Antes, aparelhos eletrônicos eram desligados do fechamento de portas até a permissão de desatar cintos, e do início do procedimento de pouso até o desembarque da aeronave. Agora, você pode deixar seus aparelhos ligados o tempo todo, contanto que estejam em modo avião ou equivalente, com suas funções wireless e Bluetooth desativadas. Com essa nova política, você pode ler um liviro eletrônico, jogar games off-line, assistir vídeos e ouvir músicas que estão em seus aparelhos durante todas as fases do voo. Antes da decolagem, quando as portas estiverem abertas e após o pouso, fazer ligações e transmitir mensagens SMS e e-mails também está permitido.

Ainda continua proibido o uso dos seguintes equipamentos eletrônicos: transmissores de AM / FM e receptores (incluindo televisores e rádios);​ equipamentos de controle remoto (de propriedade do cliente); equipamentos Eletrônicos que simulam o fumo (cigarro eletrônico, cachimbo eletrônico e charuto eletrônico); mouse sem fio;​ brinquedos controlados por rádio; receptores/scanner VHF;​ equipamentos de comunicação de duas vias (a menos que a função de transmissão seja desativada), transmissores​ amadores, rádios bidirecionais ou walkie-talkies. ​Passageiros usando equipamentos que gerem áudio serão incentivados a usar fones de ouvido para que os demais ao redor não sejam incomodados, com exceção de pousos e decolagens, onde a utilização desse acessório é proibida.

 

O que é o modo avião?

​Modo avião é o estado em que o aparelho eletrônico permanece desabilitado a transmitir intencionalmente sinais de radiofrequência, como chamadas telefônicas, comunicação de dados, wi-fi, Bluetooth, etc. Quando não há esta opção no aparelho utilizado, deve-se desabilitar as funções de wi-fi e Bluetooth.

 

A novidade vem logo depois de um anuncio da GOL da instalação de sistema de entretenimento de bordo via wi-fi, que exige que o passageiro utilize o próprio aparelho para poder comprar minutos de acesso a internet, filmes, seriados, programas de TV e músicas. Sem esta autorização, a GOL não poderia vender os serviços e por isso correu para conseguir a mesma. A Azul e a TAM já possuem planos de instalação de sistemas similares para os voos internacionais e estão buscando a mesma autorização.

 

Você também vai curtir: