Fernando de Noronha receberá 105 bicicletas para turistas

A Ilha de Fernando de Noronha vai receber 105 bicicletas para o uso gratuito de moradores e turistas, durante 24h, nos sete dias de semana. As primeiras dez foram entregues hoje, assim como as duas primeiras estações, na Praça Flamboyant e na Vila do 30. Até o final do ano, todas as bicicletas já estarão em funcionamento, assim como as oito estações e as 12 de apoio (paraciclos). Todos os equipamentos foram doação do Banco Itaú.

2D6A3951

A intenção é fazer um mês de projeto piloto com as duas estações e as 10 bicicletas. Após este período, todo o sistema estará pronto a entrar em atividade, sem a preocupação com possíveis falhas. No total serão 90 bicicletas para adultos, dez para crianças, duas para deficientes visuais e três para deficientes físicos.

Uma pesquisa realizada na ilha apontou que 80% dos entrevistados usariam bicicletas para se locomover. As bicicletas estarão acessíveis durante todo o dia, sem trava e com estações próximas dos moradores e das pousadas. Todas elas serão novas e terão um design específico, que garanta conforto ao ciclista, com pneus apropriados para utilização em meio urbano e terrenos acidentados, específicos do Arquipélago. As bicicletas serão resistentes à maresia e a impactos. A cidade também receberá uma nova sinalização nas principais rotas e placas nos cruzamentos, alertando os motoristas sobre a presença de ciclistas nos locais. A ação de conscientização já começou com a distribuição de cartilhas informativas e bilíngues no aeroporto de Noronha.

Você já pode aproveitar as férias em Noronha para pedalar pelas paisagens deslumbrantes da ilha 😉