Aeroporto do Recife é escolhido o 2º melhor do Brasil

O Aeroporto Internacional do Recife / Guararapes – Gilberto Freyre foi escolhido como o segundo melhor do Brasil no ano de 2016. A informação foi divulgada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, através da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, trabalho referente ao quarto trimestre do ano passado. No resultado final, o terminal recifense ficou apenas atrás do Aeroporto Internacional de Curitiba / Afonso Pena, no Paraná.

A pesquisa, realizada entre os meses de outubro, novembro e dezembro de 2016, avaliou o índice de satisfação dos passageiros, tanto estrangeiros quanto domésticos, em relação aos serviços prestados nos aeroportos brasileiros em 37 indicadores, que correspondem a aspectos de infraestrutura aeroportuária, facilidades ao passageiro, órgãos públicos, companhias aéreas e transporte público. Em uma escala que varia de 1 a 5, o terminal do Recife adquiriu a média 4,54, apenas atrás do aeroporto de Curitiba, com 4,72, e a frente do de Brasília-DF, que obteve média 4,44 e ficou em terceiro lugar no ranking.

Desde que foi iniciado o processo da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, em 2013, o Aeroporto Internacional do Recife / Guararapes – Gilberto Freyre teve um crescimento de 6,3% na média geral: de 4,14 para 4,54. Na última pesquisa, do terceiro trimestre de 2016, Recife figurava na terceira posição do ranking, com média de 4,43. O indicador recifense no fechamento do ano acompanhou o crescimento da satisfação geral dos passageiros com os aeroportos brasileiros, que passou de 3,86 para 4,28 no mesmo período (variação de 11%). No trabalho recente, o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil registrou que nove em cada dez passageiros avaliaram como “bons” ou “muito bons” os aeroportos nacionais. Foram entrevistadas 14.085 pessoas nos 15 terminais que movimentam 80% dos viajantes.

Ainda de acordo com a pesquisa, os índices em que o aeroporto recifense mais se destacou foram no tempo de fila na inspeção de segurança e na cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança, com médias de 4,54 e 4,53, respectivamente. “Esses indicativos reforçam nosso compromisso do Aeroporto do Recife e dos seus gestores em apresentar um serviço aeroportuário ágil e eficiente. Certamente, o fato de os passageiros reconhecerem a cordialidade dos funcionários é também reflexo da cultura do pernambucano em sempre recepcionar bem as pessoas de fora”, completou Carreras.

Vale lembrar que Pernambuco se destacou na movimentação de passageiros em 2016. Segundo a Organização Nacional de Aviação Civil (OIAC), enquanto o País, que atravessa um momento delicado na economia, apresentou uma queda de 7% em relação à 2015, o Estado cresceu cerca de 2%, também em relação ao mesmo período. Quando comparado a outros estados do Nordeste, Pernambuco segue na frente. Cidades como Salvador e Fortaleza sofreram queda significativa na movimentação de passageiros. A primeira apresentou queda de 18%, enquanto a segunda, de 10%. Pernambuco acompanha o ritmo de crescimento da América Latina e do Mundo, que apresentaram aumento de cerca de 6% em 2016.

Vai viajar? Faça sua cotação para ingressos para todos os parques de Orlandochip internacional 4G ilimitado e seguro viagem para a sua próxima grande aventura. Ah, também temos um grupo para Orlando em 2018 que você pode viajar junto com a gente.