Seis cidades “saborosas” para curtir na Europa

Conhecer a cultura, fazer compras, festejar ou, simplesmente, deitar e relaxar – todos são ótimos motivos para arrumar as malas e partir para conhecer um novo destino. A magia de estar em uma cidade diferente, mesmo que esteja a um curto voo de distância, nunca é uma viagem chata, principalmente se você levar em conta a gastronomia de cada lugar. Quem não gosta de dar uma pausa no seu dia de turista e se deliciar com a culinária local? Muita gente tem como hobby favorito encontrar pequenas jóias em becos escondidos e distritos esquecidos. A KLM escolheu as cidades europeias mais saborosas, que você pode aproveitar por estarem pertinho de Amsterdã, onde fica o hub da companhia aérea holandesa.

A maravilhosa Barcelona

Barcelona tem um pedaço no coração de muita gente, são várias as “vítimas” da cidade. Mais e mais brasileiros (e europeus) estão caindo de amores pela encantadora “Barça”. Estando na Europa, não existe coisa melhor do que terminar um longo dia em Amsterdã, por exemplo, embarcando em um voo no Aeroporto de Schiphol e, algumas horas depois, estar perto das Ramblas, brindando as glórias de Gaudí e começando um longo fim de semana de descanso.

Uma dica é ir para La Caseta, no distrito de Montjuic, que ganhou o apelido “El secreto de Barcelona”. Mas o segredo não está tanto na comida, que é simples, porém muito gostosa (frango assado e salada), mas na vista da cidade, das montanhas e do mar. É de tirar o fôlego! Programe-se para chegar lá antes do pôr do sol e pegar um lugar privilegiado para apreciar a mudança de cor do céu.

Vá para o norte como um norueguês

Oslo fica a apenas 90 minutos de avião de Amsterdã, o hub da KLM na Europa. Quando for visitar a capital da Noruega, leve seus companheiros de mesa, porque a cidade é sinônimo de boa comida. Os noruegueses desfrutam de quatro refeições por dia, com o jantar inevitavelmente seguido pelo “kveldsmåt”, a ceia.

Lá, o dia ideal começa com um café da manhã na super acolhedora rede de cafés locais Kaffebrenneriet. Em seguida, um almoço no descolado e badalado Aker Brygge, que fica à beira do porto. O chef vai pescar logo ali no Oslofjord (o fiorde de Oslo), uma experiência maravilhosa que oferece um dos deleites mais saborosos de Oslo, o peixe fresco. Para fechar o perfeito dia gastronômico, mescle-se à cultura local e aproveite seu kveldsmåt, fazendo como os noruegueses e comendo de acordo com o seu desejo e a sua imaginação: biscoitos, waffles, panquecas… qualquer coisa é boa na terra dos Vikings.

Oui-oui, Paris

Mesmo as raras pessoas que não são admiradoras da França compreendem as atrações românticas e multiculturais da sua capital, não muito longe de Amsterdã. Você já desejou algo que nunca experimentou? Que tal tomar um café da manhã em um típico café parisiense nas calçadas, sob um toldo listrado em vermelho e branco, sentado em uma cadeira trêmula e uma mesa bamba? Um expresso duplo e um croissant fresco são o pedido perfeito para observar as pessoas pelas ruas da cidade, de preferência no bairro Le Marais.

Quando terminar o seu tour por Paris, vá para o La Lasagneria, no bairro Pigalle, um restaurante acolhedor sob direção de dois artistas da culinária italiana. A dica é experimentar os antepastos frescos e a lasanha! Mas arranje tempo (e espaço) para provar o maravilhoso tiramisu de limão, ele vai te conquistar para toda a vida.

Quando em Roma…

Praticamente todo brasileiro é fã de comida italiana e adora massas frescas, pesto, pizza e, vale a pena mencionar novamente, o tiramisu. Quer uma dica? Voe para Roma de estômago quase vazio porque você vai voltar para casa com alguns quilinhos a mais, sem sombra de dúvida!

Esta capital gastronômica oferece centenas de pizzarias, restaurantes e gelaterias. Os ambientes são divertidos, amigáveis e, claro, italianíssimos, mas, às vezes, você quer se surpreender com algo diferente. Todas as estradas podem levar à Roma, mas você vai encontrar alguns dos segredos mais bem guardados em caminhos alternativos. Um exemplo disso é o Lemongrass Gelado, onde é servido o verdadeiro gelatto italiano (um sorvete mais cremoso) em todos os tipos de deliciosos combos com sabores não-convencionais. Um dos favoritos dos clientes é o de chocolate branco com limão. Ou você pode ir para a Cidade do Vaticano, onde encontrará um bistrô modesto bem perto do Museu do Vaticano, que serve o Prosciutto e Melone mais gostoso de Roma. Aproveite a vista da Basílica de São Pedro, da Biblioteca do Vaticano e da Fontana della Pigna para ter uma ideia de como é a vida do papa.

Estocolmo, quem conhece, ama

Poucos lugares surpreendem tanto como Estocolmo, capital da Suécia. É uma cidade autêntica, descontraída, criativa e segura. E é o lugar ideal para os amantes da moda minimalista ou para aqueles que procuram inspiração em design de interiores. É também um lugar maravilhoso para saborear refeições simplesmente deliciosas.

Se você gosta de lugares que não são nem muito grandes nem pequenos, que sejam realmente originais sem ser exagerados, não perca o NOOK, no agradável bairro Södermalm. O menu sueco com toque asiático oferece uma variedade de pratos. Os corações de alcachofra são obrigatórios, mas o resto tem que ser uma descoberta somente sua. Mas não dá para errar, porque o NOOK é o lugar.

Bitte, bitte, Berlim

O muro foi derrubado e a cidade se transformou em um misto de criatividade, liberdade e agitação, atraindo cerca de 30 milhões de turistas por ano. Os bairros Kreuzberg, Prenzlauer Berg, Mitte e Friedrichshain oferecem um caleidoscópio de inspiração. Vale a pena conhecer a cidade durante o outono, quando a temperatura está quente, mas não muito, as folhas estão ganhando tons marrons e amarelados e você ainda pode ficar sentado do lado de fora dos cafés na calçada, mesmo que seja preciso usar um cobertor para as pernas ou um aquecedor, itens bastante comuns. Berlim é o local ideal para desfrutar desses prazeres.

A comida, muitas vezes, é mais rústica, como uma boa sopa de lentilhas com um pedaço robusto de sourdough, ou uma caçarola com bratwurst. Tem que experimentar! Mas também é possível encontrar opções que agradem os paladares mais refinados. Se você quiser ir fundo nesse caminho e realmente impressionar o seu companheiro de viagem, reserve uma mesa no Tim Raue, um restaurante com estrela Michelin, que serve pratos inspirados na cultura asiática. Delicioso!

Você também vai curtir: