Você não precisa andar com seu passaporte o tempo todo

Passaporte ganha nova cara e validade de 10 anos | Um bilhete, por favor. 2

Será que você precisa andar com seu passaporte original o tempo todo durante uma viagem?

Quais são os riscos?

E se eu perder meu passaporte? É seguro deixar os documentos no cofre do hotel? Onde eu posso precisar do passaporte original e onde eu não preciso? Como dirigir em Orlando ou em qualquer outra cidade sem o passaporte? Posso ir para bares e restaurantes e consumir bebidas alcoólicas sem estar com o passaporte? Posso dirigir em Orlando sem o passaporte o tempo todo comigo? E se eu for parado em uma blitz?

Enfim, não faltam perguntas na hora de viajar e no vídeo de hoje eu conto minha experiência, minhas dicas e sugestões e você vai poder tomar uma decisão segura para aproveitar e curtir ainda mais a sua próxima viagem.

Poréns

Apesar da gente recomendar que o melhor é deixar o passaporte no hotel, existem sempre os poréns e vamos esclarecer algumas situações em que sim, é necessário apresentar seu passaporte.

Alguns países são mais rígidos do que outros quando a isso. Nos Estados Unidos é um pouco mais flexível, na Europa mais ainda.

Mas no Japão e na Rússia por exemplo, você é exigido a andar com seu passaporte durante todo o tempo de sua viagem. Caso seja solicitado a apresentação do documento e você não o tenha em mãos, você pode inclusive receber uma multa por isso.

E se me solicitarem o passaporte e eu não estiver com ele?

De novo, cada ocasião é única, mas nos Estados Unidos, por exemplo, não será o fim do mundo se você apresentar uma cópia do passaporte ao invés do original.

Em casos extremos, o que sinceramente não vejo acontecendo, mas enfim, o oficial pode acompanhar você até seu hotel para que você mostre o documento original, sem muito problema quanto a isso.

O cofre ainda é melhor

Eu continuo indicando o cofre do hotel se sua viagem for para os Estados Unidos ou Europa, com as exceções que falamos acima. É melhor lidar com um pequeno transtorno de ter que voltar ao hotel e pegar seu documento original, caso necessário do que lidar com a perca do documento.

Necessidade do passaporte

Há, claro, os momentos que você precisa estar com seu passaporte, como na chegada e saída do país, para alugar um carro, fazer checkin do hotel ou dependendo de como você comprou ingressos de alguns parques, você precisa do voucher e do passaporte para trocar ingressos nas bilheterias.

A melhor dica além dessas é sempre ter uma cópia dos seus documentos também na nuvem, dropbox, iCloud, email. Onde você pode acessar facilmente caso precise.

E pra dirigir?

Bem, isso pode ser meio polêmico, mas dependendo do lugar que você está eu também não recomendo andar com o passaporte.

Em Orlando por exemplo, onde geralmente você fica por vários dias eu continuo deixando no cofre do hotel e ando com minha habilitação brasileira que é válida.

Caso aconteça algo e eu seja parado e exigido, basta se dirigir ao hotel ou mesmo informar os dados dele e os oficiais poderão confirmar por telefone.

E caso, extremo novamente, se eles quiserem, podem acompanhar você até o hotel e conferir o documento original.

Pra quem não se sente confortável, fica em hostel, quartos compartilhados ou simplesmente não confia em não deixar o passaporte num cofre, sem problema, basta você ser bastante observador e cuidadoso, usar doleiras, ou bolsas mais seguras e continuar sua viagem.

Sempre é bom manter o olhar preventivo do que cuidar de uma situação complicada que é perder ou ter o passaporte furtado né?

Planejando a próxima viagem? Pesquise ingressos para todos os parques de Orlando e chip internacional 4G ilimitado para a sua próxima grande aventura.