Não carimbaram o meu passaporte. O que eu faço?

As tecnologias estão avançando e os aeroportos são um dos primeiros a adotarem novas tecnologias e, por isso, os nossos amados carimbos no passaporte estão em risco de extinção.

Passaporte com novas tecnologias

Aeroportos como JFK em Nova York estão testando tecnologias que permitem registrar entrada e saída de turistas do mundo todo sem a necessidade do famigerado carimbo.

Sim, nós adoramos os carimbos e eles por si só são um souvenir das nossas viagens, mas registros digitais são mais seguros e ligados com bases de dados de segurança internacional que permitem registros e cruzamentos de dados mais rápidos entre aeroportos e agências do mundo todo.

Por isso, muito em breve entraremos e saíremos de países como os EUA e Canadá sem precisar de um carimbo.

Europa ainda não está adotando novas medidas

Com exceção de aeroportos como Heathrow em Londres e Schiphol em Amsterdam que estão testando novas tecnologias e processos para agilizar embarques e melhorar a segurança dos passageiros, a maioria dos aeroportos da Europa ainda continuarão usando carimbos na entrada e na saída dos passageiros de fora da União Europeia.

Nos EUA, todavia, se você está indo para Orlando ou Miami, por exemplo, só receberá o carimbo na chegada. Na saída, seu registro é feito de forma digital e compartilhada entre todos os órgãos e agências dos Estados Unidos da América.

O passaporte brasileiro

o passaporte brasileiro ficou mais caro para emitir. Mas, pelo menos, vieram algumas mudanças. Na capa, o brasão da República cedeu lugar para um desenho do Cruzeiro do Sul, em referência a bandeira brasileira.

Eu curti bastante o novo visual. A página com informações do proprietário também ganhou um novo laminado, novas marcas d’água e fundos invisíveis que garantem mais segurança e aumentam a durabilidade do documento, que agora pode ser utilizado por 10 anos.

Na parte da segurança, o novo passaporte adotou um novo padrão de Criptografia de Curvas Elípticas, formato alemão Brainpool, um dos mais modernos do mundo, e passou a integrar o PKD, Diretório de Chaves Públicas da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil). Isso significa que a verificação do novo passaporte em aeroportos do exterior ficará mais precisa e rápida, agilizando a fila nas imigrações pelo mundo do turista brasileiro.

Planejando a próxima viagem? Faça sua cotação para ingressos para todos os parques de Orlando e chip internacional 4G ilimitado para a sua próxima grande aventura. Ah, também temos um grupo para Orlando em 2018 que você pode viajar junto com a gente.