Perdi ou roubaram meu passaporte! O que fazer?

Este é o terror de muitos brasileiros que viajam para o exterior e se veem numa situação muito complicada para poder continuar a viagem ou até mesmo para voltar ao Brasil. Perdi o passaporte. Fui furtado ou roubado. Dá pra fazer outro? Quanto tempo demora? Quanto custa? E ainda falamos sobre o que fazer em caso de perder os cartões de créditos ou os documentos também. Tudo para você virar um especialista e não sofrer com nenhum problema. Assista! 😉

Passaporte que vale ouro

Segundo a interpol, cerca de 1 bilhão de passaportes falsificados são utilizados em todos os aeroportos do mundo todos os anos, apesar do Brasil ser um dos poucos países que fazem a verificação dos dados do passaporte do viajante, isso não acontece em muitos lugares do mundo.

Por isso, o mercado negro de passaportes vem crescendo a cada ano e roubar passaportes tem se tornado uma barra de ouro nas mãos desses grupos, que vendem seu passaporte para que pessoas, antes impossibilitadas de sair dos seus países, possam viajar tranquilamente por aí.

E se acontecer comigo, o que eu faço?

Primeiramente, assim que você der conta que perdeu, ou que foi furtado, vá imediatamente ao departamento de polícia local da cidade que você está e faça um boletim de ocorrência. Isso é primordial pois os próximos passos dependem inteiramente da denúncia.

Boletim pronto, é hora de entrar em contato com o Portal Consular do Itamaraty , preencher um formulário, imprimir e juntar com o BO e seguir para uma embaixada ou um consulado brasileiro no país onde você está. Calma, não é difícil encontrar um consulado ou embaixada brasileira nas cidades mais populares do mundo.

Prepare o bolso e o coração

Sim, aquele velho preço da emergência. Para se emitir um passaporte de emergência fora do Brasil o valor é o dobro, isso mesmo, o dobro da taxa cobrada aqui no Brasil e ainda leva de 7 a 15 dias para ficar pronto e se sua viagem de volta para o Brasil for entre esses dias a notícia fica pior.

É absurdamente complicado conseguir uma autorização para viajar sem o passaporte e geralmente só em casos extremos essa autorização é concedida, o melhor é tentar remarcar a data de volta e aguardar. E mais: se você tinha vistos colados em seu passaporte (como o americano ou canadense, etc) esqueça deles.

O passaporte de emergência vem zerado de vistos e só é possível tirar um novo visto no Brasil, pagando tudo de novo. Com isso, mudanças no seu roteiro podem ser necessárias se você por exemplo está na Europa e iria seguir para os Estados Unidos, infelizmente não será mais possível.

As melhores dicas

Você já percebeu que perder seu passaporte ou ser furtado pode te trazer a maior dor de cabeça da vida né? Então podemos ter dar duas dicas boas para que isso possa ser evitado ao máximo.

  1. Seguro viagem: dependendo do tipo de seguro viagem que você contrata você pode receber do seguro o valor necessário para arcar com essas despesas imprevistas, mas isso é um empréstimo. Mesmo assim, é extremamente útil se por acaso você teve a carteira toda roubada ou perdida. e quando você chegar ao Brasil, você paga de volta o valor cedido. Ótima dica não é?
  2. Cópias: os hotéis que possuem cofres são uma ótima alternativa para sua viagem. Você pode deixar seu passaporte dentro do cofre e andar com uma cópia (colorida é melhor, mas pode ser preto e branco) junto com você. Vale lembrar que se você for alugar um carro ou comprar um aparelho eletrônico como celulares você vai precisar do passaporte original de qualquer jeito, mas para dirigir, você pode usar sua habilitação brasileira e como documento de identificação na maioria dos lugares.

Espero que você nunca passe por essa situação na sua tão esperada viagem, mas caso aconteça é importante saber o que fazer e estar preparado, mas saber que sempre há um jeito e tudo vai acabar bem 😉

Vai viajar? Faça sua cotação para ingressos para todos os parques de Orlando e chip internacional 4G ilimitado. Ah, também temos um grupo para Orlando em 2018 que você pode viajar junto com a gente.