A POLÊMICA NOVA REGRA SOBRE BAGAGEM DA ANAC

Com a nova regra sobre bagagem da ANAC teremos que reavaliar sobre o que é realmente importante levar em nossas malas nas próximas viagens. E com toda mudança, sempre existem as polêmicas. Que tal dar uma olhada no vídeo e conferir tudo que está rolando sobre esse assunto?

A nova regra que elimina a franquia das bagagens da aviação brasileira deu o que falar esta semana. Mas, não foi apenas esta novidade no pacotão de medidas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) que vai impactar o consumidor e viajante. No vídeo de hoje, você descobre tudo que muda a partir do dia 14 de março (se as regras não forem canceladas por outras instâncias) e decide por conta própria se as mudanças serão vantajosas ou prejudiciais para você.

Reembolsos trazem alegria para os viajantes

Se você já precisou cancelar uma passagem e solicitar reembolso você sabe como é complicado e que, na maioria das vezes você praticamente perde o valor da sua passagem quase todo, perde taxa de embarque e ainda leva um chá de cadeira pois as companias tem até 30 dias para devolução do dinheiro, com deduções de multas abusivas que não seguem nenhum padrão. Com a nova regra, seremos beneficiados com um prazo máximo de até 7 dias para o reembolso, além do valor não poder ultrapassar o valor da tarifa.

Alterações nos horários dos voos

Sempre que um voo muda de horário você recebe um informativo e é isso. Se você tinha se programado ou se tem alguma reunião importante, você vai ter que se adaptar.

Tinha, pois a partir de agora com a nova regra, se a compania alterar seu voo em mais de 15 minutos do horário do seu voo original o passageiro poderá remarcar o seu voo ou mesmo cancelar sua viagem e pedir a devolução integral do valor pago.

Bagagem extraviada, bagagem de mão e desistências

Hoje em dia, até 30 dias são necessários para que a compania aérea dê conta da sua bagagem perdida ou extraviada. Com a nova regra, o máximo de 7 dias foi estipulado para que suas malas estejam com você.

Uma ótima mudança também veio em relação a babagem de mão, que antes era permitido levar até 5kg e esse peso aumentou para 10kg a partir de agora, além da sua bolsa ou mochila.

Sobre as desistências, que hoje são passíveis de multa a regra traz uma boa mudança: a partir de agora, você poderá desistir da sua compra em até 7 dias pagando uma pequena multa, ou até 24 horas sem custo algum.

Voos de volta liberados

Hoje em dia, se você compra uma passagem em promoção de ida e volta para aproveitar o valor mais barato mas só precisa usar um dos trechos, no caso, a volta, você precisa embarcar no voo de ida de qualquer maneira para ter direito ao trecho de volta, que você já tinha pago.

Caso você não embarca, eles cancelam o valor total da compra e ainda te aplicam uma multa. Isso acabou. Agora você pode comprar dois trechos e usar apenas o voo da volta, caso queira, sem cancelamentos e sem multas.

Bagagens cobradas

Esse é o grande ponto de virada dessa nova regra, a partir de agora as babagens serão cobradas a parte. Na verdade a franquia ‘gratuita’ de babagens sempre esteve embutido no valor de sua passagem e agora tende a ficar mais barato para quem não despacha malas no aeroporto que hoje são cerca de 60% dos passageiros nacionais.

Além de que, a média de peso das nossas babagens hoje é de 12kg e passaremos a pagar um valor mais justo por elas. cada compania poderá aplicar as regras e valores que achem válidos, o que abre uma competição saudável entre as companias e onde o passageiro poderá ser o maior beneficiado.

São muitas mudanças bem vindas no geral, vale dar uma observada no que veremos a seguir. Se as passagens vão mesmo diminuir, se outras companias low cost trarão suas operações para o Brasil e assim teremos um mercado amplo e com mais facilidades para nós, passageiros.

Vai viajar? Faça sua cotação para ingressos para todos os parques de Orlando e chip internacional 4G ilimitado. Ah, também temos um grupo para Orlando em 2018 que você pode viajar junto com a gente.

  • Avelino Silva

    Eu acredito que existam mais benefícios para o usuário.